CENTRAL DE AUTOMAÇÃO INTERRUPTORES WIIRELESS 16 CANAIS

A automação residencial tem sido uma forte tendência e sua ascensão se mostra cada vez mais abrangente no meio residencial e comercial.  Antes encarada como algo futurístico, a automação vem sendo aplicada não somente no meio industrial onde a demanda por este tipo de sistema é grande em razão da larga escala de produção, mas também ganha força no âmbito residencial e comercial oferecendo soluções que trazem conforto, comodidade, agilidade e iteratividade.

Apesar de parecer algo de difícil implementação, a automação pode ser utilizada por pessoas que não tenham conhecimentos técnicos, isso graças a soluções pré-prontas que necessitam apenas de uma configuração básica para entrarem em funcionamento, e o melhor de tudo, sem a necessidade de grandes investimentos em desenvolvimento e mão de obra como fazem as grandes indústrias.

Pensando nessas pessoas que buscam soluções inteligentes para processos automatizados, será apresentado um dispositivo que vai facilitar o ganho destes resultados, sem exigir conhecimentos técnicos em automação e programação por parte de quem o opera.

CENTRAL DE AUTOMAÇÃO INTERRUPTORES WIRELESS 16 CANAIS

 

Esta central utiliza relés, que são dispositivos eletromecânicos que mudam de estado de acordo com a presença ou ausência de corrente elétrica. É um componente com diversas aplicações, mais comumente usado para ligar ou desligar dispositivos.

Cada relé pode ser usado em dois estados:

 

NA= normalmente aberto:

Neste estado, os dispositivos serão ligados quando o botão de acionamento for acionado. Para usar o relé no estado normalmente aberto, basta fazer a ligação do seu dispositivo nos bornes NA e C.

NF= normalmente fechado:

Neste estado, os dispositivos serão desligados quando o botão de acionamento for acionado. Para usar o relé no estado normalmente fechado, basta fazer a ligação do seu dispositivo nos bornes NF e C.

Siga os passos para configurar a placa:

 

1 – Para evitar configurações indesejadas, recomenda-se resetar a placa antes de qualquer nova configuração. Para fazer isso pressione o botão Exit / Default por 6 segundos e aguarde até que os LED’s verdes se apaguem e acendam novamente, após isto a placa retorna as configurações originais de fábrica.

2 – Use o cabo Ethernet conectando o computador a porta LAN do módulo:

3 – Em seguida configure o IP do computador e do módulo no mesmo segmento de rede, entrando em:

Painel de controle → Rede e internet → Central de Rede e compartilhamento → Alterar configurações do adaptador. Depois vá em propriedades do adaptador Ethernet.

 4 – Atribua as seguintes configurações IP a sua rede:

5 – Entre no endereço http://192.168.16.254/p2p.asp através do seu navegador de internet para saber o seu UUID e PASSWORD necessários para fazer login no aplicativo, de preferência anote os dados:

6 – Dispare o ping no endereço 192.168.16.254 para verificar se está tudo OK com a comunicação. Para fazer isto basta clicar com o botão direito do mouse no menu iniciar e clicar em executar, em seguida digite “cmd” sem as aspas e clique em OK. Ou simplesmente pesquise por “cmd” na barra de pesquisa do menu iniciar para abrir o Prompt de comando.

 

7 – Digite ping http://192.168.16.254 e dê enter:

8 – Espera-se receber todos os pacotes enviados, tendo 0% de perdas:

9 – Digite http://192.168.16.254/Serial2Net.asp no navegado, será necessário autenticar usuário e senha que por padrão é: usuário: admin e senha: admin.

10 – Detalhes da interface:

11 – Para configurar através da rede WI-FI selecione WIFI(CLIENT)-SERIAL, depois clique em Scan para procurar sua rede:

12 – Selecione sua rede e em seguida clique em Apply.

13 – Agora é só clicar em aplicar e a configuração estará concluída.

14 – Desconecte o cabo de rede da placa e faça login usando o UUID e PASSWORD no seu aplicativo para Smartphone ou computador. Faça download do apk para dispositivos android e do software para computador clicando aqui.

15 – Teste os botões virtuais para conferir o funcionamento.

16– Após aferir o funcionamento, ligue uma ponta do cabo de rede na porta WAN e a outra em seu modem ou roteador, para que o controle dos relés possa ocorrer a partir de qualquer rede, e não necessariamente na rede local.

17– Para configurar através do Ethernet, siga do tópico 1 até o tópico 10 deste manual. Quando chegar no tópico 10 pule para o 17, então selecione ETH- SERIAL, e clique em aplicar.

18– Agora basta seguir os passos dos itens 14,15 e 16 deste manual e sua configuração via Ethernet estará concluída.

Para adquirir esta central acesse o link:

https://www.arduoeletro.com/kit-central-de-automacao-wireless-ethernet-16-canais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *